quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Haruki Murakami

Olá a todos!

Vou agora passar à literatura estrangeira, se calhar um "pouco mais estrangeira" do que estavam à espera. Haruki Murakami (2) é japonês e é um dos meus escritores contemporâneos favoritos. Tem uma forma peculiar de escrever, uma espécie de narrativa descritiva caracterizada por ser incrivelmente simples e, ainda assim, capaz de transmitir a ideia com uma precisão notável.
Caso venham a apreciar o seu trabalho verão que o gosto japonês pela fantasia está presente, no entanto, como os personagens e os seus comportamentos são tão realistas, irão parecer perfeitamente normais.

Quanto às suas obras, tenho e já li todas as editadas em português. Aconselho Kafka à beira-mar como a primeira obra a ser lida. De resto, Em Busca do Carneiro Selvagem é outro romance muito bom e Underground, a única obra não ficcionada de Murakami, é um grande livro para quem quiser ficar a conhecer um pouco melhor a mentalidade japonesa (trata do atentado de 20 de Março de 1995 com gás sarín no metropolitano de Tóquio).

Como obra de culto do escritor, aponto, sem dúvida Nejimaki-dori kuronikuru (em português, A Crónica do Pássaro de Corda). Sem dúvida um dos melhores livros da minha vida...

Antes de vos cansar demasiado, fica aqui uma Short Story de Murakami, existem mais na Internet, pesquizem!

P.S. Um exemplo de Gairaigo genial: Andāguraundo o título original de Underground :)

P.S.S. Murakami já correu várias maratonas e adora música - tem uma colecção de 40000 cds/lp de Jazz. Esta paixão aparece em todos os seus livros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, Murakami é *excelente*!

Abraço,
jap

Ivo Timóteo disse...

Sem dúvida!

Abraço!