segunda-feira, 2 de junho de 2008

Férias do Natal - Marrocos!

Quando me disseram que ia a Marrocos vieram-me à ideia diversos pensamentos, desde o deserto, aos souks, a cultura árabe... O que nunca pensei foi que fosse um país tão verde! Na verdade, estava à espera de algo mais árido, seco e quente... Algo mais África! Mas a verdade é que as cidades principais são sítios verdadeiramente agradáveis e, tirando as partes mais tradicionais, como os souks, as grandes praças, os bairros antigos as Madrassas e as ruas de oficinas, bastante próximas das cidades europeias, talvez até com maior luxo.

No entanto, a parte que mais gostei foi a parte para além do Atlas, onde tudo se começou a aproximar do deserto que eu esperava por isso a reportagem fotográfica foca-se nessa parte da viagem.

Mapa aproximado da viagem

A nossa viagem começou em Casablanca onde nos encontrámos com o nosso guia, Zahir, e de onde saímos imediatamente para Marraqueche. Estivemos dois dias em Marraqueche antes de partir para Ouarzazate onde dormimos uma noite e seguimos viagem para o Erb Chebbi, um pequeno deserto perto de Merzouga. Dormimos aí uma noite numa tenda no meio do deserto e pudemos observar o pôr e o nascer do sol no deserto.

No dia seguinte, visitamos a Garganta do Todra onde só tive vontade de escalar as grandes paredes calcárias (mesmo sabendo que não conseguiria grande coisa). Passamos também por Tinehir onde comprei o meu segundo turbante. Voltámos a passar a noite em Ouarzazate - Era o fim de ano!

Finalmente voltámos a Marraqueche onde estivemos a relaxar na Avenida Mohamed V e onde vimos um espectáculo de dança do ventre muito bom num ambiente relaxado ao estilo de puro lounge.

Especiarias num Souk de Marraqueche

Bairro tradicional de Marraqueche

Aldeia Berbere pós-Atlas

Os meus grandes companheiros de viagem no pôr-do-Sol
no Erb Chebbi

Auto-retrato no acampamento do deserto

Uma viagem que gostei muito e que me faz desejar voltar lá, mas da próxima vez, de mochila às costas!

Abraço! E benvindos de volta ao Há-de vir a ter um nome melhor...

Todas as fotos foram tiradas por mim.