terça-feira, 30 de outubro de 2007

Boulder em Lavadores


Como já tinha dito e prometido, aqui vai a reportagem do meu dia de Boulder em Lavadores!

Para quem não conhece, Lavadores é uma praia de Vila Nova de Gaia. É conhecida por ser muito rica em Iodo mas o que mais me interessa são mesmo os grandes blocos de Granito com umas fendas muito apelativas e grandes cristais de feldspato potássico (cor-de-rosa) que fazem umas presas bastante boas para se escalar. Quem gostar de Geologia pode aprender aqui um pouco mais sobre os granitos de Lavadores.

Voltando à escalada, convidei o Gabriel para lhe mostrar a zona e alguns blocos que eu já tinha encadeado. Lá fomos escalando bloco atrás de bloco, desde fendas a regletes até que esgotámos tudo o que eu conhecia. Fomos então mais para Sul e o Gabriel abriu a sua primeira via em Lavadores. Ainda estava eu a descer depois de fazer a repetição e já estava o Gabriel a experimentar a que viria a ser a via do dia: "Maré de Outono". Após algumas tentativas, eu descobri uma forma de fazer o crux (o passo mais difícil de uma via) e logo a seguir o Gabriel encadeou-a fazendo o First Ascent da "Maré de Outono". Como a rocha me tinha mordido (vingança de eu lhe ter roubado o crux :) ) aproveitei para filmar e fotografar o Gabriel nesta via, mas ela é tão bonita que mesmo com um dedo a sangrar, me atirei a ela e a encadeei. Satisfeitos tirámos a fotografia de grupo e baptizámo-la. Mais difícil foi discutir o grau (somos muito inexperientes), e acabámos por decidir que seria um 6a+, ou seja, um V3/4. (No vídeo aparece V1/2 porque nos enganámos na conversão)

E como o Gabriel já editou os vídeos, aqui vão:
Gabriel
Ivo

Com uma câmara tinha de brincar! Espero que gostem!

2 comentários:

Anónimo disse...

Têm a certeza que essa coisa lisinha dá para escalar?? Não era eu,de certeza! Parece "ligeiramente" difícil... =O


Lavadores = Praia =D
Bjinho

Luisa

Ivo Timóteo disse...

Hehe, pelos vistos dá... E bastante facilmente dado que se nós escalámos, não tentes sequer compreender o que um profissional faz :)

E já te convidei para vires "brincar" connosco!